terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Prêmio de Jornalismo Ambiental

Colegas,

Para este prêmio há tempo de se preparar. Pautem-se, pesquisem, entrevistem, escrevam, corrijam e...vençam!

O 1º Prêmio Fiema Brasil de Jornalismo Ambiental visa a reconhecer o trabalho de jornalistas e as reportagens mais destacadas voltadas a assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
Art. 1º - DO OBJETIVO - O 1º Prêmio Fiema Brasil de Jornalismo Ambiental está sendo promovido pela Fundação Bentogonçalvense Pró-Ambiente (Proamb), organizadora da Fiema Brasil. A premiação irá salientar e enaltecer os profissionais e materiais jornalísticos veiculados na mídia nacional que se destacaram na promoção e desenvolvimento de ações voltadas à preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Art. 2º - DAS CATEGORIAS - Serão premiados trabalhos de reportagem veiculados entre 1º de outubro de 2008 e 31 de agosto de 2009, individual ou coletivamente, por jornalistas ou radialistas profissionais registrados no Ministério do Trabalho, nas seguintes categorias:- Jornalismo Impresso/ Texto Jornal;- Jornalismo Impresso/ Texto Revista;- Jornalismo Impresso/ Fotografia;- Radiojornalismo; - Telejornalismo; - Documentário;- Webjornalismo/ Texto/Imagem/Áudio.
Parágrafo 1º - Será atribuída a Menção Especial Fiema Brasil a um profissional entre os jornalistas participantes em todas as categorias, concedido em função da relevância do trabalho desenvolvido.
Parágrafo 2º - As inscrição serão abertas em 1º de novembro de 2008 e encerradas em 31 de agosto de 2009.Parágrafo 3º - A entrega das premiações referentes ao 1º Prêmio Fiema Brasil de Jornalismo Ambiental será feita em evento a ser realizado no segundo semestre de 2009 em data ainda a ser agendada e previamente divulgada.
Art. 3o - DA COMISSÃO JULGADORA - Será coordenada por representante da Proamb/Fiema, sem direito a voto, e integrada por especialistas do jornalismo e da área ambiental. O grupo será previamente escolhido e divulgado.
Parágrafo único - Das decisões da Comissão Julgadora, que deliberará com um mínimo de quatro integrantes e também avaliara os casos omissos, não cabe recurso. A formalização da inscrição implica aceitação dos termos do presente Regulamento.
Art. 4o - DA PREMIAÇÃO - A premiação constará de troféus e prêmios em dinheiro no valor de R$ 50 mil divididos entre os premiados das sete categorias e mais o vencedor da Menção Especial Fiema Brasil.
Art. 5o - DAS INSCRIÇÕES - As inscrições para o 1º Prêmio Fiema Brasil de Jornalismo Ambiental deverão ser feitas até às 18h do dia 31 de agosto de 2009 através do endereço www.fiema.com.br/premiojornalismo e o material enviado para Rua Assis Brasil, 35, sala 101, CEP 95700-000 – Bento Gonçalves (RS).Importante : A partir de 2 de março o material deverá ser enviado para a Rua São Paulo, 505, CEP 95700-000, Bairro Borgo – Bento Gonçalves (RS).
Parágrafo único - Para trabalhos postados pelo Correio, valerá como comprovação do prazo o carimbo postal.
Informações complementares:a) Os trabalhos das categorias de Jornalismos Impresso deverão ser entregues em 3 (três) vias, sendo uma delas, pelo menos, em página(s) original(ais) da publicação. b) Na categoria Telejornalismo devera ser anexada cópia editada em meio digital em DVD, com data de exibição e duração, além de sinopse escrita do trabalho. c) Na categoria Documentário serão aceitas reportagens especiais, com mais de 10 minutos de duração. Deverá ser anexada cópia editada em meio digital em DVD, com data de exibição e duração, além de sinopse escrita do trabalho.d) Na categoria Radiojornalismo, os trabalhos deverão ser apresentados em meio digital editada, CD, com data de apresentação e duração, e sinopse escrita.e) Na categoria Webjornalismo os trabalhos deverão ter sido disponibilizados na internet antes do prazo de encerramento das inscrições e permanecer nesta condição até trinta dias após a divulgação dos resultados. Anexar a ficha de inscrição reprodução impressa do trabalho veiculado, além de indicação precisa para acesso.f) Jornalistas com atividade em produtoras independentes de áudio e vídeo e em veículos impressos ou eletrônicos de organizações não-jornalísticas poderão inscrever-se mediante atestado de comprovação da veiculação;g) Quando em série, cada parte do trabalho deverá ser montada separadamente.h) Não poderão inscrever-se integrantes de diretoria de quaisquer das entidades integrantes da Comissão Julgadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário