segunda-feira, 9 de março de 2009

Blogosfera ganha toque feminino com "invasão" das mulheres

A matéria abaixo foi escrita pelo jornalista José Marcos Taveira e publicada no dia 8 de março no jornal Folha da Região de Araçatuba (A10). Na homenagem às blogueiras daquela redação, o também professor universitário cita o mundodosjornalistas como um dos espaços a ser visitado. Caro colega, obrigada pela homenagem!


A diferença é grande quando você entra em uma casa onde moram apenas homens ou mulheres. É claro que existem representantes da classe masculina muito caprichosos, mas aquele toque feminino é essencial.

Na blogosfera não é diferente. Nos posts (textos), a grande maioria dos homens costuma evitar escrever, digamos, com o coração, expor o que estão sentindo, se abrir. Já a sensibilidade é a marca nos textos femininos.

O blog e um diário na internet que já foi restrito a especialistas em tecnologia. Hoje, cresce cada vez mais, afinal é o meio de comunicação mais independente que existe. Você pode escrever o que pensa, sem intervenção alguma. Seus leitores voltam porque gostam do que você faz.

Muitas blogueiras já têm reconhecimento nacional. Algumas atuam ensinando até como postar melhor. Em Araçatuba e região também existem blogs femininos que valem a pena fazer parte dos favoritos de seu navegador. A grande maioria das autoras é jornalista ou estudante, mas os temas são variados.

Na Folha da Região, a Redação possui várias jornalistas blogueiras. Uma das mais atuantes é Patrícia Machado. Os assuntos são ecléticos, escritos com emoção, uma das qualidades que atraem cada vez mais leitores aos blogs: compartilhar como agir em determinada situação. Muitos chamam de evasão de privacidade.

Da mesma forma escreve Eloisa Morales. O espaço virtual serve para que a jornalista abra seu coração ou simplesmente conte aos leitores coisas pessoais, viagens, pensamentos.

Outra a seguir o caminho da blogosfera na Redação é a colunista social Célia Villela. Ela publica fotos inéditas de amigos e personalidades.

As estagiárias Ester Leão, Natalí Garcelan e Biah Longhini seguem o mesmo estilo. Como típicas representantes da classe feminina, as três também escrevem o que pensam sobre vários assuntos, com mais ou menos emoção, postam vídeos, dicas, fotos e muito mais.

Se você gosta de moda, personalidades do cinema e desfiles, a jornalista Michele Beraldi é especialista. Seu blog também inclui informações sobre séries, filmes e baladas, com um estilo de texto todo próprio.

Já cultura e música são as especialidades da também jornalista Talita Rustichelli. Ela é cantora, entende muito do assunto e seu blog serve como uma agenda de eventos.

Outra jornalistas de Araçatuba e região que investem em seus pensamentos na blogosfera são Lucélia Zani, Anaísa Tonheiro, Graziela Nunes e Thaís Quirino.

Se o tema for o próprio Jornalismo, a professora Ayne Salviano, que a leciona no Unitoledo (Centro Universitário Toledo), é uma referência a visitar. Em seu espaço, discute temas e assuntos polêmicos.

Para quem gosta de trabalhos em madeira, chinelos e bijuterias, visite o blog mantido pela artesã Luci Neide Crepaldi Taveira. Ela expõe suas obras e troca ideias sobre o tema com quem entra em contato.

Conheça também os blogs das estudantes de Jornalismo Fabrícia Lopes, Angélica Neri, Tamyris Araújo, Ariella Grillo, Karol Verri e Marcela Nobre Cruz.

E não se esqueça de uma regra básica: deixe sempre um comentário.

2 comentários:

  1. ::: Ayne, grande amiga, jornalista e professora que admiro de montão! Merece todas as homenagens! Faz uma forcinha para ir ao encontro de blogueiros no Pub Rock, hein! Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo espaço e por este carinho... Somos discípulas de mestres-amigos, que como você, Ayne, compartilha conosco uma parte do conhecimento que adquiriram na vida e na profissão.

    Abraços.

    ResponderExcluir