segunda-feira, 30 de março de 2009

Entendendo a crise: Curso para jornalistas

Quando o jornalista Luís Nassif abordou a crise financeira mundial (que estava se anunciando) em evento da UDOP, em Araçatuba, no final do ano passado, suas palavras me atingiram profundamente. A visão dele de que ela viria em ondas - como tsunamis - começando nos países mais ricos, mas arrasando os países mais pobres, está se confirmando (não é à toa que ele é um dos nomes mais respeitados dentro do jornalismo econômico do país).
Há poucos dias, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura. Toda sua bagagem cultural serviu para explicar historicamente, sociologicamente e economicamente que os otimistas ainda não despertaram para o problema, e quanto mais tarde o fizerem, pior será para todos.
O assunto é tão grave que na PUC-SP vai merecer tratamento especial. Haverá um curso voltado aos jornalistas só para que eles entendam a gravidade da crise. Veja:


O Departamento de Jornalismo da PUC-SP, a Escola Nacional Florestan Fernandes e o Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae (Cepis) promovem curso sobre a Crise do capitalismo, entre os meses de abril e maio. As aulas acontecem no auditório do Instituto Sedes Sapientiae (rua Ministro Godoy, 1.484).
As inscrições devem ser feitas até 24/4. O valor do curso é de R$ 200 (que poderá ser pago em 2x via depósito, ou em 4x em cheque ou cartão de crédito Mastercard ou Visa). Cada inscrito receberá gratuitamente uma assinatura ou renovação anual do jornal Brasil de Fato. Será emitido certificado de 20 horas de atividade para os participantes.

Veja abaixo a programação do curso. Informações: (11) 3104-6746, cursosbrasildefato@gmail.com ou http://cursosbrasildefato.blogspot.com.
Apoio: jornal Brasil de Fato e editora Expressão Popular.

Programação
29/4, às 19h
O referencial teórico para compreender a crise
Sergio Lessa (UFAL)

6/5, às 19h
As Crises do Capitalismo
Márcio Pochmann (IPEA)

13/5, às 19h
A Crise e os Trabalhadores
Ricardo Antunes (Unicamp)

20/5, às 19h
Estado, poder e mídia na Crise do Capitalismo
Virginia Fontes (UFF)
Fabio Konder Comparato (USP)
José Arbex Jr. (PUC-SP)

27/5, às 19h
Desafios dos trabalhadores diante da Crise
João Pedro Stedile (MST)

Fonte: www.pucsp.br

Um comentário:

  1. É uma pena não poder participar, mas que a iniciativa é ótima disso não existe dúvida. O jeito é batalhar para conhecer através dos meios que nos são possíveis. Pensar é trabalho de jornalista também, e não só de filósofos...

    ResponderExcluir