sexta-feira, 5 de junho de 2009

Programa Nacional de troca de livros

A Estante Virtual está lançando uma iniciativa interessante. Chama-se "Programa Nacional de troca de livros". O regulamento segue abaixo. Para saber mais detalhes, procurem em http://www.estantevirtual.com.br/programadetrocas.

Regulamento do Programa Nacional de Troca de Livros

Os sebos participantes do programa garantem, para livros seminovos, um crédito de 25%do valor pago pelo cliente nas livrarias convencionais. O crédito pode ser revertido na aquisição imediata de livros do acervo do livreiro, ou ainda na forma de um vale-compras, a ser usado posteriormente.

Entende-se por livro seminovo um exemplar em perfeito estado de conservação, com aspecto de novo, sem qualquer avaria ou sinal de desgaste e sem quaisquer anotações ou grifos no corpo do texto. Dedicatórias ou nomes na contracapa, porém, não são problemas, e não invalidam a troca.

A troca não é obrigatória, estando condicionada à análise de estoque pelo livreiro (que pode ter já livros demais daquele título ou mesmo daquele gênero em estoque) e também condicionada à análise do potencial de venda do livro no sebo, que precisa ser de médio a alto.

O referencial para o cálculo do crédito do cliente será o valor de mercado dos livros nas principais livrarias convencionais. A pesquisa de preços será feita pelo livreiro, na presença do cliente, no site Buscapé, entre as ofertas das seguintes reconhecidas livrarias online: Saraiva, Galileu, Travessa, Cultura, Americanas e Submarino. Valerá como preço de mercado o preço mais competitivo encontrado, uma vez que é sobre ele que os sebos tradicionalmente norteiam a precificação dos livros dos seus acervos. Clique para exemplos: Paul Auster, Viagens no Scriptorium; José Saramago, Ensaio sobre a Lucidez; Gabriel Garcia Marquez, Do Amor e Outros Demônios.

Modalidade de troca por vale-compras virtual: alguns sebos oferecem também o serviço de vale-compras virtual, remetendo o crédito do cliente como saldo em uma conta Pagamento Digital, o qual o cliente pode utilizar para adquirir novos livros em outros sebos da Estante que já estão aceitando o Pagamento Digital (já cerca de 400). Nessa modalidade, o vale-compras a ser concedido varia conforme o sebo. Consulte a listagem de participantes e procure pelo símbolo do Pagamento Digital para identificar os postos de troca que efetuam esta modalidade de troca.

Notas:

A recompra em dinheiro não faz parte do programa. Os sebos que desejarem oferecê-la, podem negociar diretamente com o cliente um percentual de avaliação ou um valor fixo, conforme suas políticas habituais de recompra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário