quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uma lição de ética

Ensinar ética pelos conceitos filosóficos, religiosos, morais, sociais etc e tal é muito importante, mas, às vezes, muito difícil. Recebi do colega Paulo Reis Aruca, um e-mail com o texto abaixo que, considero, seja um exemplo real, prático e muito fácil de entender, por isso reproduzo-o. Prestem bem atenção pra depois aplicarem na vida prática de vocês, como pessoas e profissionais.

Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possível sermos melhores do que somos! Temos aqui um bom exemplo: Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipe branco e vermelho - o Ajax - sofreu uma falta e ficou contundido, caído no chão. Um dos jogadores da equipe adversária - de amarelo - como é hábito, atirou a bola para fora do campo para que o jogador fosse atendido.
Quando o jogador ficou recuperado, o lançamento pertenceu ao Ajax e, como manda o desportivismo, um jogador do time tentou devolver a bola para o campo adversário. Só que o fez de uma forma que, sem querer, acabou por meter a bola no gol. Todos, incluíndo o jogador que fez o gol, ficaram atrapalhados. Mas o árbitro, corretamente, considerou o gol válido!
A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele resultado. Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: ficarem todos parados para permitir que os adversários - os de amarelo - fizessem, eles também, um gol para repor a justiça no resultado. E foi isso que aconteceu!!!
É impressionante o sentido de justiça da equipe do Ajax e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser limpa e justa. Todos precisamos aprender com exemplos de honestidade. A Ética é isto: O gol foi legal, mas imoral.
VEJA O VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=PstjMCBAMdU

2 comentários:

  1. O bom é saber que há, pelo menos, 12 homens com senso de justiça e ética. Pena ainda é saber que fazem parte um pequeno time (no sentido figurado, embora também no sentido literal). Grupo este que poderia ser maior, se em toda sociedade existissem pessoas com um mínimo de hombridade e responsabilidade para com a moral e com a ética. Mas ainda assim, o grupo motiva e insentiva outros seres que, por hora ( e espero que por muito tempo)acreditam na justiça e na questão da ética profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela citação. Abraços

    ResponderExcluir