sexta-feira, 10 de julho de 2009

Exemplo de cidadania


A praça Fábio Normanha é um pequeno espaço verde, mas muito agradável, no bairro Nova York, um dos mais privilegiados de Araçatuba (SP).
Mas, como todas as outras praças da cidade, carece de muitos cuidados.
É verdade que se um casal vizinho não a tivesse "adotado", ela estaria muito pior. Os funcionários da casa rastelam a grama, varrem calçadas e sarjetas. Até um jardineiro cuida regularmente das podas das plantas.
Mas, o piso está irregular, com muitos buracos, o que pode causar acidentes. O cimento já cedeu em vários pontos e da terra brotam ervas daninhas. Os bancos estão quebrados e, até há pouco, estavam desbotados, sujos.
Estavam, não estão mais...
Isabella, 11; Eduardo, 9; Giovanna, 9, e Verônica, 7 dedicaram algumas horas desta sexta-feira, dia 10, para dar sua contribuição social: usaram seu dia de férias para pintar os bancos.

Atrairam a atenção dos vizinhos. Os trabalhadores de uma obra próxima pararam para observar a movimentação e sorriram. Muitos foram os carros que passaram mais devagar para apreciar as crianças. Alguns até fizeram o sinal de positivo. A vizinha mais distante adorou o verde escolhido e disse que se a tinta acabasse, ela mesma compraria outra lata.
Uma mãe das redondezas trouxe o filho pra ajudar e João Pedro, mais de 4, mas menos de 7 anos, ajudou nos últimos bancos.
Foi uma alegria...

As crianças e os vizinhos - que disponibilizam seus funcionários, arcando com seus próprios recursos (apesar de pagarem criteriosamente os impostos municipais) - são exemplos de cidadãos que não esperam acontecer. Ainda há esperança!

Depoimento da Verônica, 7 anos: Gostei de ajudar as pessoas com os bancos, pois elas não podiam sentar (eles estavam muito sujos).

Depoimento do Eduardo, 9 anos: Achei interessante porque ajudamos a cidade e deixamos um bairro chique mais bonito do que era antes.

Depoimento da Giovanna, 9 anos: Achei muito legal porque anima a praça e junto você pode cuidar da natureza e da nossa cidade.

Depoimento de Isabella, 11 anos: Achei legal porque contribuimos com a praça e também achei divertido.

2 comentários:

  1. Olha que legal! Os pequenos foram um grande exemplo para todos!
    Parabéns para as crianças pela iniciativa!
    Se todos fizessem um pouco, com certeza, viveríamos em uma sociedade bem melhor! Abraços Ayne!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Verônica, Eduardo, Giovanna e Isabella. O Fabinho era meu amigo quando éramos crianças. Fiquei feliz de saber que outras crianças estão tomando conta da praça dele :)

    ResponderExcluir