segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Experiências do jornalismo esportivo



Conciliar teoria e prática. Oportunizar o diálogo e a troca de experiências entre acadêmicos de jornalismo e profissionais reconhecidos no mercado de trabalho. Estes são alguns dos objetivos das aulas de Jornalismo Especializado ministradas por mim no Centro Universitário Toledo de Araçatuba.
Neste semestre, iniciamos o trabalho com Jornalismo Esportivo. E na última sexta-feira, dia 29, recebemos nas salas de aula dos 8o. semestres, nas turmas da manhã e da noite, a visita do jornalista Carlos Alberto Tilim, da Folha da Região de Araçatuba.
Formado na primeira turma do UniToledo e no mercado de trabalho há mais de 20 anos, Tilim contou aos alunos muito da sua experiência diária no caderno de esportes e como a formação acadêmica auxiliou no seu desempenho profissional.
Durante sua palestra aos alunos, ele fez questão de salientar que a editoria de esportes é tão importante quanto as demais, que é muito importante manter-se íntegro e não aceitar favores de ninguém para poder ter autonomia na profissão, e deu outras dicas como gravar sempre as entrevistas, procurar se informar sobre as leis para não correr o risco de sofrer processos na Justiça, entre outras.
Ao final, respondeu questões dos alunos, que gostaram do encontro.
Quero agradecer publicamente ao profissional que dispensou horas da sua sexta-feira para atender, graciosamente, a um pedido meu.
Sua gentileza e vontade de ajudar as novas gerações de jornalistas me faz acreditar que este nosso mundinho é mesmo muito especial.

6 comentários:

  1. ::: O Tilim é um grande profissional e um bom amigo! Tem muita experiência para contar!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da aula, assisti de xereta neh, rss. Espero que ano que vem seja outro repórter. Agora o Tilim ja conheço.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ayne, seus alunos tem a maior sorte do mundo, pois contam com uma profissional que se preocupa com eles, o que só provoca um engrandecimento ainda maior do curso de Jornalismo do UNITOLEDO. Parabéns! Abraços ao Tilim.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o professor Maurício!!!!!!!!
    Adorei essa aula. Queremos outras assim.

    ResponderExcluir
  5. Mais que um tio o Tilim é uma referencia. Por mim ele iria todos os anos, pois tem historias que todos devem conhecer.

    ResponderExcluir
  6. Tenho duas coisas para destacar:

    1- Olha que lindo o comentário do professor Maurício (o amor é lindo). E ele tem razão, temos muita sorte.

    2- Gostei bastante da aula de sexta. A ideia de trazer um profissional ligado ao tema foi bem importante, afinal, tivemos a oportunidade de saber como realmente acontecem as coisas nesta área. (Não é uma das minhas preferidas, mas..rsrs)

    ResponderExcluir