segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Jornalismo cultural

Para aqueles que desejam se especializar em uma área do jornalismo cultural, eis uma boa oportunidade, dica da grande Talita, jornalista e artista que vem fazendo muita falta em Araçatuba:

Oficinas Culturais realizam Workshop de Crítica Musical

Começam na próxima semana as inscrições para o Workshop de Crítica Musical, com o jornalista Bruno Dias, que acontece dia 12 de setembro na Oficina Cultural Timochenco Wehbi. O workshop abordará como escrever sobre música, pesquisar, ler opiniões divergentes para ampliar o campo de visão, e as técnicas para a reportagem musical, pontos importantes para jornalistas que pretendem seguir a área cultural.
Para o coordenador da atividade, com a popularização de blogs e a velocidade com que lançamentos aparecem na internet, a crítica musical de muitos desses novos meios acaba se tornando raza, devido à falta de bagagem de seus autores. “A crítica musical não é só ouvir o CD e resenhar; existe todo um processo para que essa resenha/crítica não fique na mesmice”, afirma.
Assim, serão apresentadas durante o workshop formas de contextualização histórica para a análise de obras clássicas e de lançamentos, que possa servir como base aos participantes na prática. Os participantes também ouvirão CDs selecionados e serão incentivados a realizarem um debate crítico.
A atividade é destinada a profissionais e estudantes de jornalismo e música, e demais interessados. As inscrições são gratuitas e se estendem até dia 10/9 (ou até serem preenchidas as vagas).

Bruno Dias é editor da revista eletrônica www.urbanaque.com.br e repórter de entretenimento do portal Abril.com (editora Abril), em São Paulo. É formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” (Presidente Prudente). Ex-editor da coluna “Caras Novas” da Revista Bizz. Já colaborou com as revistas Rolling Stone Brasil, Monet e Mundo Estranho. Foi palestrante da edição 2008 do Festival Casarão, em Porto Velho (RO), onde debateu o tema “Midia Independente”. Ministrou a palestra “A Música Independente no Brasil” pelas Oficinas Culturais em 2008.

Serviço:
Workshop de Crítica Musical - 30 vagas
12/9 – sábado, das 8h às 12h
Inscrições: até 10/9
Local: Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi
Av. Manoel Goulart, 2109 – Anexo 1
Vl. Santa Helena - Presidente Prudente SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Fone: (18) 3221-2959

2 comentários:

  1. Oi, Ayne! Muito obrigada pela força! Eu tbm sintyo uma falta enorme das coisas e pessoas de Araça! Olha, galera, o Bruno Dias é fera mesmo. Entrem no www.urbanaque.com.br e confiram. E vamos participar do workshop, é bom e gratuito! São apenas 2 horas de viagem (de carro) de Araçatuba a Presidente Prudente. Abração a todos! Espero vocês aqui!

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom... dá para eu ir... eu só entro no trabalho às 12h... Ebaa... valew a dica Ayne!!!

    ResponderExcluir