quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mídia e Idoso

Com as alunas Gabriela Saran e Naiara Messias, do 8o. sem. de Jornalismo da Toledo, participei, nesta quarta-feira, dia 19, do I Encontro sobre Comunicação e Cidadania "A Terceira idade e os meios de comunicação - a imagem do idoso na sociedade". O evento aconteceu na Faac - Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Unesp, campus de Bauru (SP), organizado pelo Prof. Dr. Pedro Celso Campos (de Penápolis - SP).
De caráter científico, mas ao mesmo tempo bem acessível a todos os públicos, os convidados - Prof. Dr. Francisco Sierra Caballero (Decano da Faculdad de Comunicación de la Universidad de Sevilla-Espanha) e Profa. Dra. Beltrina Côrte (gerontóloga da PUC-SP)- abordaram o envelhecimento e como a mídia trata do assunto. Resumindo: a propaganda trata do tema com menos preconceito do que o jornalismo.
A experiência foi muito gratificante pra mim por vários motivos e já estou preparando um texto sobre o assunto. Gabriela e Naiara também preparam um sobre a experiência delas, que pretendo divulgar aqui nos próximos dias (viu meninas?).
A grande lição é que o jornalismo para a 3a. idade é um campo aberto, com inúmeras possibilidades e quem se especializar encontrará um mercado muito significativo.

Um comentário:

  1. Olá, Ayne! Sempre que visito seu blog me enriqueço com seus textos. Estes dias li um artigo do Rodrigo Martins, no Estadão, dizendo que o blog é o fim do monólogo no jornalismo, concordo plenamente. E saber como aquele jornalista que admiramos se posiciona sobre determinado assunto, ajuda a formar nossos próprios conceitos. O papel do jornalista blogueiro é este. E você, com seu blog, contribui ainda mais no seu exercício de cidadania.
    Obrigada pelo recado no meu blog. Fico feliz, me traz ânimo pra continuar passeando pelos caminhos esquecidos da literatura. E ainda mais feliz por saber que o comentário foi feito por uma mulher tão competente.
    Abraços, Cecília

    ResponderExcluir