quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como trabalhar na Folha de S.Paulo

Meu computador está com vírus. Vira e mexe, ele dispara um e-mail com meu nome, sem assunto, para minha lista de contatos. Estamos trabalhando para limpá-lo, mas está difícil. Tem uma floresta amazônica de tanta diversidade deles. Também, é filho em sites de joguinhos na internet, pen-drives que perambulam por "n" laboratórios, pudera...

Tem gente muito legal que avisa o que está acontecendo. Tem gente que, sem saber, se incomoda em responder. Entre estas respostas, uma vai interessar a muitos de vocês. Querem saber como trabalhar na Folha de S.Paulo? É só ler abaixo:


A Folha contrata jornalistas mediante concurso anunciado nas páginas do próprio jornal. Se você tiver alguma dúvida, leia abaixo as respostas às perguntas mais freqüentes:

E SE EU QUISER TRABALHAR EM OUTRAS ÁREAS DA EMPRESA?
Se você acredita que sua qualificação é mais adequada para outros setores da Empresa Folha da Manhã S.A., não para a Redação da Folha, entre em contato com o setor de Recursos Humanos/Recrutamento e Seleção:
Tel. (011) 3224-3592
Fax (011) 3224-3131
rhselecao@folha.com.br
Endereço: Al. Barão de Limeira, 425/5º andar CEP 01290-900 São Paulo SP
A/C Recrutamento e Seleção/Recursos Humanos.

COMO É FEITA A SELEÇÃO PARA A REDAÇÃO?
A primeira etapa da seleção é feita com base em currículos e textos, que o candidato deve fazer chegar dentro do prazo (normalmente, cinco dias úteis). A segunda inclui um teste escrito e o preenchimento de um questionário. A
terceira, uma entrevista pessoal.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS?
Os critérios gerais para escolha são:
· boa formação técnica e cultural;
· capacidade de redigir com clareza, exatidão, concisão e rapidez;
· disciplina e criatividade;
· independência e senso crítico;
· iniciativa;
· afinidade com o projeto editorial da Folha.

COMO SE FICA SABENDO DAS VAGAS?
Os anúncios saem na Folha e na Folha Online (www.folha.com.br/trabalhe) quando as vagas são abertas, portanto sem periodicidade fixa.

E O PROGRAMA DE TREINAMENTO?
O programa de treinamento é um curso intensivo de jornalismo diário. Não é um estágio. É uma das melhores maneiras de aprender a fazer jornal, conhecer a rotina e os profissionais da Folha e capacitar-se a trabalhar na Redação.

Os selecionados participam do dia-a-dia da Redação, fazem exercícios de texto, acompanham repórteres no trabalho de apuração e conversam com jornalistas experientes.

Também seguem cursos especialmente preparados para eles: língua portuguesa, matemática e técnicas de investigação jornalística pela Internet e com o auxílio de outros programas de computação.

O curso dura três meses, em tempo integral _em média, nove horas de atividade por dia.

No final, a equipe faz seu próprio caderno especial: orientados por um editor, os trainees apuram e escrevem as reportagens, elaboram as artes, escolhem as fotos, dão o acabamento final e montam as páginas no computador.

Quem pode se inscrever:
Qualquer pessoa que tenha curso superior concluído ou em curso, seja criativa, bem formada e julgue ter talento para jornalismo. Não há restrição de idade, embora os selecionados costumem estar entre 19 e 25 anos.

Quem deve fazer o curso:
Embora não haja restrições para a inscrição, o curso costuma ser mais bem aproveitado por candidatos com boa formação escolar e/ou pessoal, mas que precisam de experiência em técnicas jornalísticas. Candidatos que estejam nos últimos semestres da graduação ou recém-formados costumam aproveitar melhor o treinamento, por ter mais disponibilidade de tempo.

Como é a seleção:
O processo de seleção tem três etapas.
1) é preciso preencher e enviar a ficha de inscrição pela internet (www.folha.com.br/treinamento).
2) as fichas são analisadas e cerca de 150 pessoas são chamadas para um teste de conhecimentos gerais, que avalia a formação cultural dos candidatos e o grau de acompanhamento do noticiário nacional e internacional.
Também há questões envolvendo conhecimento de português, inglês, espanhol e matemática.
3) os 40 candidatos mais bem classificados na prova são chamados para uma semana de palestras e passam por uma entrevista.
No final do processo, entre oito e dez são selecionados para o programa.

Quando é o próximo programa:
A Folha realiza cerca de três programas de treinamento por ano, sem datas pré-definidas.
Você pode desde já se inscrever para a próxima turma. O prazo final de inscrição deve ser divulgado na Folha, e se encerra cerca de dois meses antes do início do programa.

Espero que estas informações possam ajudá-lo e lhe desejo boa sorte na sua busca profissional.

Atenciosamente,
Ana Estela de Sousa Pinto
Editora de Treinamento

2 comentários:

  1. Ayne, parabens pelo ótimo blog.
    Abraços

    Poletto

    ResponderExcluir
  2. É um prazer tê-lo aqui, Poletto.
    Se quiser colaborar, fique a vontade.
    O e-mail é ayne_regina@hotmail.com.
    Abs.

    ResponderExcluir