quinta-feira, 14 de maio de 2009

Se a moda pega...

Meu mestre, Pedro Kutney (já entrevistado por este blog), enviou esta colaboração (abaixo) para o "Mundo dos jornalistas". Enquanto nós, brasileiros, estamos preocupados com a decisão do Supremo Tribunal sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista, os pretendentes à profissão, nos Estados Unidos, têm que se preocupar com outro aspecto: a elitização do curso.Imaginem se a moda pega...

Universidade dos EUA exige iPhone ou iPod dos alunos de Jornalismo


Os estudantes de Jornalismo da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, terão que possuir um iPhone ou um iPod Touch para fequentar as aulas. A exigência está presente no Manual do Aluno para o curso que se inicia no próximo semestre. A universidade defende que “não existe outro aparelho no mercado que ofereça aos estudantes acesso a todas as atividades que a faculdade planeja implementar”.

“O iPod Touch é, ao mesmo tempo, um tocador de áudio e vídeo com muitos outros benefícios. (...) Com um download grátis, o aparelho permite ao estudante entrevistar uma fonte. (...) Ele também é um browser que permite acesso portátil à Internet e aos muitos recursos que podem ser encontrados lá”, diz o manual.

Além das próprias funcionalidades do iPhone e do iPod Touch, a universidade planeja construir aplicativos especialmente para a plataforma. Eles estarão disponíveis de graça pelo iTunes, loja virtual de produtos para a Apple.

A Universidade do Missouri é a primeira instituição de ensino nos Estados Unidos a exigir o aparelho como material didático. Ela defende que o “uso do iPod Touch deve ajudar a performance acadêmica dos estudantes”.

“Alguns estudos mostram que os estudantes retêm muito mais informação das atividades em sala de aula quando eles possuem a oportunidade de revê-las”, defende a universidade.

Um iPod Touch custa, nos Estados Unidos, cerca de US$ 230. O iPhone é ainda mais caro. A Universidade explica que, com a obrigatoriedade, a compra dos aparelhos pode ser incluída no pacote de financiamento estudantil. Além disso, “obviamente, se fosse opcional, limitaria o uso do aparelho para os propósitos acadêmicos”.

Além do iPod Touch, os alunos devem possuir um notebook, preferencialmente da Apple, com o Microsoft Office instalado. Os graduandos em fotojornalismo devem, ainda, “comprar o Photoshop”.