sexta-feira, 10 de julho de 2009

Exemplo de cidadania


A praça Fábio Normanha é um pequeno espaço verde, mas muito agradável, no bairro Nova York, um dos mais privilegiados de Araçatuba (SP).
Mas, como todas as outras praças da cidade, carece de muitos cuidados.
É verdade que se um casal vizinho não a tivesse "adotado", ela estaria muito pior. Os funcionários da casa rastelam a grama, varrem calçadas e sarjetas. Até um jardineiro cuida regularmente das podas das plantas.
Mas, o piso está irregular, com muitos buracos, o que pode causar acidentes. O cimento já cedeu em vários pontos e da terra brotam ervas daninhas. Os bancos estão quebrados e, até há pouco, estavam desbotados, sujos.
Estavam, não estão mais...
Isabella, 11; Eduardo, 9; Giovanna, 9, e Verônica, 7 dedicaram algumas horas desta sexta-feira, dia 10, para dar sua contribuição social: usaram seu dia de férias para pintar os bancos.

Atrairam a atenção dos vizinhos. Os trabalhadores de uma obra próxima pararam para observar a movimentação e sorriram. Muitos foram os carros que passaram mais devagar para apreciar as crianças. Alguns até fizeram o sinal de positivo. A vizinha mais distante adorou o verde escolhido e disse que se a tinta acabasse, ela mesma compraria outra lata.
Uma mãe das redondezas trouxe o filho pra ajudar e João Pedro, mais de 4, mas menos de 7 anos, ajudou nos últimos bancos.
Foi uma alegria...

As crianças e os vizinhos - que disponibilizam seus funcionários, arcando com seus próprios recursos (apesar de pagarem criteriosamente os impostos municipais) - são exemplos de cidadãos que não esperam acontecer. Ainda há esperança!

Depoimento da Verônica, 7 anos: Gostei de ajudar as pessoas com os bancos, pois elas não podiam sentar (eles estavam muito sujos).

Depoimento do Eduardo, 9 anos: Achei interessante porque ajudamos a cidade e deixamos um bairro chique mais bonito do que era antes.

Depoimento da Giovanna, 9 anos: Achei muito legal porque anima a praça e junto você pode cuidar da natureza e da nossa cidade.

Depoimento de Isabella, 11 anos: Achei legal porque contribuimos com a praça e também achei divertido.