segunda-feira, 13 de julho de 2009

Frente Parlamentar vai discutir volta do diploma de Jornalismo

Por Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro, para o Comunique-se

Em prol da volta da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, a deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) propôs a instalação de uma Frente Parlamentar para debater a questão. São necessárias 198 assinaturas e, até o momento, foram recolhidas cerca de 70. A expectativa é que a Frente comece a funcionar no início de agosto.
Atualmente existem duas Propostas de Emenda à Constituição e um Projeto de Lei em tramitação no Congresso que abordam a questão do diploma. Rebecca explica que a Frente pode servir para acelerar o processo de aprovação, mas a principal função é manter o tema em evidência.
“A principal função da Frente é não deixar baixar o calor do debate, para as pessoas não esquecerem e a PEC ficar tramitando perdida no Congresso”, diz Rebecca.
A iniciativa tem apoio do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que, em audiência com deputados e representantes da sociedade civil na última quarta-feira (08/07), afirmou ser favorável a sua instalação e prometeu agilizar a tramitação da PEC dos jornalistas. Além disso, prometeu instalar uma comissão parlamentar para discutir a questão do diploma.
“O Michel Temer foi extremamente simpático ao diploma e disse que torce para que a Frente seja instalada logo. Ele também disse que na volta do recesso vai instalar uma comissão parlamentar para acelerar a tramitação da PEC”, afirma Rebecca.

Para pensar 1

Na sua série comemorativa dos 40 anos, o Jornal Nacional tem mostrado, todas as noites, o trabalho de suas afiliadas pelo país. Invariavelmente, a matéria termina com um trabalho feito pelos profisisonais destas afiliadas. Todas os trabalhos escolhidos para mostrar ao público foram de tragédias: inundações, sequestros, incêndios, pragas...Será que notícia boa e só a notícia ruim?