segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É censura

A primeira enquete deste blog perguntou se a decisão da Justiça de proibir o jornal O Estado de S.Paulo de publicar fatos relacionados à vida do filho do presidente do Senado, José Sarney, ambos acusados de atos ilícitos, era um cerceamento à liberdade de imprensa - a popular censura - ou era um direito da Justiça para apurar melhor os fatos devido ao sigilo.
Onze visitantes votaram. Dez (90%) afirmaram que se tratava de censura. Um (10%) apenas foi a favor da decisão da Justiça. Obrigada pela participação.
Tem pergunta nova na enquete. Quem se habilita?

Jornalismo cultural

Para aqueles que desejam se especializar em uma área do jornalismo cultural, eis uma boa oportunidade, dica da grande Talita, jornalista e artista que vem fazendo muita falta em Araçatuba:

Oficinas Culturais realizam Workshop de Crítica Musical

Começam na próxima semana as inscrições para o Workshop de Crítica Musical, com o jornalista Bruno Dias, que acontece dia 12 de setembro na Oficina Cultural Timochenco Wehbi. O workshop abordará como escrever sobre música, pesquisar, ler opiniões divergentes para ampliar o campo de visão, e as técnicas para a reportagem musical, pontos importantes para jornalistas que pretendem seguir a área cultural.
Para o coordenador da atividade, com a popularização de blogs e a velocidade com que lançamentos aparecem na internet, a crítica musical de muitos desses novos meios acaba se tornando raza, devido à falta de bagagem de seus autores. “A crítica musical não é só ouvir o CD e resenhar; existe todo um processo para que essa resenha/crítica não fique na mesmice”, afirma.
Assim, serão apresentadas durante o workshop formas de contextualização histórica para a análise de obras clássicas e de lançamentos, que possa servir como base aos participantes na prática. Os participantes também ouvirão CDs selecionados e serão incentivados a realizarem um debate crítico.
A atividade é destinada a profissionais e estudantes de jornalismo e música, e demais interessados. As inscrições são gratuitas e se estendem até dia 10/9 (ou até serem preenchidas as vagas).

Bruno Dias é editor da revista eletrônica www.urbanaque.com.br e repórter de entretenimento do portal Abril.com (editora Abril), em São Paulo. É formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” (Presidente Prudente). Ex-editor da coluna “Caras Novas” da Revista Bizz. Já colaborou com as revistas Rolling Stone Brasil, Monet e Mundo Estranho. Foi palestrante da edição 2008 do Festival Casarão, em Porto Velho (RO), onde debateu o tema “Midia Independente”. Ministrou a palestra “A Música Independente no Brasil” pelas Oficinas Culturais em 2008.

Serviço:
Workshop de Crítica Musical - 30 vagas
12/9 – sábado, das 8h às 12h
Inscrições: até 10/9
Local: Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi
Av. Manoel Goulart, 2109 – Anexo 1
Vl. Santa Helena - Presidente Prudente SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Fone: (18) 3221-2959