segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prêmio Esso de Jornalismo 2009

O colega José Marcos Taveira se lembrou de mim quando recebeu este e-mail e fez questão de dividir conosco estas informações. Veja só:

Os trabalhos finalistas

As comissões de seleção do Prêmio Esso de Jornalismo 2009, após sucessivas reuniões realizadas nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro, no Rio, concluíram as tarefas de indicação dos trabalhos que concorrerão à premiação em 11 categorias de mídia impressa, ao Prêmio Esso de Telejornalismo e ao prêmio principal, que possui o nome do programa. Os vencedores deste ano serão conhecidos no próximo dia 8 de dezembro, durante cerimônia de premiação a ser realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio.

Ao todo, 25 jornalistas, alguns dos quais integrantes de equipes dos maiores jornais brasileiros, examinaram durante cerca de 30 dias um total de 1.091 reportagens, fotografias e criações gráficas, para concluir pela indicação de 35 trabalhos finalistas. Outros sete jurados que integraram as duas comissões de mídia eletrônica indicaram os três finalistas ao Prêmio Esso de Telejornalismo, após o exame de 121 trabalhos.

A escolha final dos vencedores das categorias de mídia impressa caberá a uma Comissão de Premiação especialmente constituída para esse fim. A designação do vencedor do Telejornalismo competirá à mesma comissão de julgamento que apontou os trabalhos finalistas.

A foto vencedora do Prêmio Esso de Fotografia será escolhida via Internet por uma Comissão Especial de 50 jurados que votarão em um dos cinco trabalhos selecionados e adiante indicados.

Como em anos anteriores, todos os trabalhos de texto inscritos foram digitalizados e disponibilizados aos jurados através de site na Internet. O serviço de digitalização de mais de 10 mil páginas e a criação do site foi executado pela empresa DocPro, em tempo recorde, o que permitiu aos jurados ter acesso ao conjunto dos trabalhos inscritos um mês antes das reuniões da Comissão de Seleção.

MELHORES DE 2009

Para selecionar os 38 trabalhos finalistas, as comissões examinaram 520 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 164 trabalhos fotográficos; 209 trabalhos de criação gráfica em jornal, 69 trabalhos de criação gráfica em revista e 125 primeiras páginas de jornal, além de 121 trabalhos de telejornalismo e 04 inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa, totalizando 1.212 inscrições.

É a seguinte a relação dos trabalhos finalistas considerados os melhores de 2009, divididos por categoria a que concorrem, segundo a ordem de inscrição:

1 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE REPORTAGEM

Helio Gurovitz, Ruth de Aquino, Martha Mendonça, Nelito Fernandes, Eliane Brum, Matheus Leitão, Rafael Pereira, Solange Azevedo, Suzana Naiditch, Paulo Nogueira, Mariana Sanches, João Caminoto, Ivan Martins, Fernanda Colavitti, Francine Lima, Luciana Vicária, Juliana Arini, Peter Moon, Celso Masson, Andreas Vera, Daniela Fernandes, Walter Nunes e Murilo Ramos, com o trabalho VOO AIR FRANCE 447, publicado na revista ÉPOCA.

Rosa Costa, Leandro Colon e Rodrigo Rangel, com o trabalho DOS ATOS SECRETOS AOS SECRETOS ATOS DE JOSÉ SARNEY, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO.

Alana Rizzo, Thiago Herdy, Maria Clara Prates e Renato Alves, com o trabalho CURA FALSIFICADA, publicado no jornal ESTADO DE MINAS.

2 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA

Moacyr Lopes Junior, com a foto A DOR DA PERDA, publicada no jornal FOLHA DE S. PAULO.

Arnaldo Carvalho, com a foto FOME, do conjunto EXILADOS NA FOME, publicado no JORNAL DO COMMERCIO (Recife).

Marcelo Carnaval, com a foto CRISE, QUE CRISE?, publicada no jornal O GLOBO.

Daniel Mobilia, com a foto FALA QUE EU NÃO TE ESCUTO, publicada no jornal DIÁRIO DE S. PAULO.

Daniel Marenco, com o conjunto de fotos NO CORREDOR DO INFERNO, publicado no jornal ZERO HORA

3 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICA

Regina Alvarez e Martha Beck, com o trabalho MANOBRA BILIONÁRIA, publicado no jornal O GLOBO.

Darcio Oliveira, com o trabalho OS PIGMEUS DO PETRÓLEO, publicado na revista ÉPOCA NEGÓCIOS.

Vicente Nunes, Ricardo Allan, Vânia Cristino, Karla Mendes, Letícia Nobre, Luciano Pires, Luciana Navarro e Mariana Flores, com o trabalho O BRASIL QUE EMERGIRÁ DA CRISE, publicado no jornal CORREIO BRAZILIENSE.

4 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ECOLÓGICA

Marcelo Leite, Toni Pires, Claudio Ângelo, Marília Scalzo, Marcelo Pliger, Thea Severino, Adriana Caccese de Matos, Renata Steffen e Flávio Dieguez, com o trabalho NO CORAÇÃO DA ANTÁRTIDA, publicado no jornal FOLHA DE S. PAULO.

Marques Casara, André Campos, Carlos Juliano Barros, Dauro Veras, Leonardo Sakamoto, Paola Bello e Sérgio Vignes, com o trabalho QUEM SE BENEFICIA COM A DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA, publicado na revista OBSERVATÓRIO SOCIAL EM REVISTA (São Paulo).

Júlia Kacowicz, com o trabalho O HOMEM E O MAR, publicado no jornal DIÁRIO DE PERNAMBUCO (Recife).

5 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE PRIMEIRA PÁGINA

Sérgio Costa, com o trabalho A CERTIDÃO DO DESCASO, publicado no jornal CORREIO * (Salvador).

Octávio Guedes, Robson Barbosa, Denise Ribeiro, Marlom Brum, Luiz Vieira Junior, Aloy Jupiara e Ary Moraes, com o trabalho MICHAEL JACKSON, publicado no jornal EXTRA.

André Hippertt, Karla Prado e Alexandre Freeland, com o trabalho A FAIXA PRETA HOJE É DE LUTO, publicado no jornal O DIA.

6 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - JORNAL

Bruno Falcone e Yana Parente, com o trabalho OS SERTÕES, publicado no JORNAL DO COMMERCIO (Recife).

Renata Maneschy, Luiz André Alzer, Nelson Nunes, Adriana Teixeira, Fernando Oliveira e Ângelo Baima, com o trabalho MICHAEL JACKSON ETERNAMENTE, publicado no jornal DIÁRIO DE S. PAULO.

Amaurício Cortez, Rafael Góes, Luciana Pimenta e Pedro Turano, com o trabalho VAI DAR JOGO!, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).

7 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - REVISTA

Marcos Marques, Alexandre Lucas, Marco Vergotti, Eduardo Cometti, Alberto Cairo e Equipe Faz Caber, com o trabalho VOO AIR FRANCE 447, publicado na revista ÉPOCA.

Monique Schenkels e Rafaela Ranzani, com o trabalho FIM DE FEIRA, publicado na revista TPM.

Gil Maciel, Katherine Funke, Rodrigo Sombra, Nadja Vladi, Kátia Borges, Pierre Xavier Themotheo, Inara Negrão, Bruno Aziz, João Alberto Gentil, Reinaldo Rocha, Túlio Carapiá, Felipe Cartaxo e Simone Ribeiro, com o trabalho TININDO TRINCANDO, publicado na revista MUITO do jornal A TARDE (Salvador).

8 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO INTERIOR

Suzana Fonseca e Tatiana Lopes, com o trabalho CASO ALESSANDRA, publicado no jornal A TRIBUNA (Santos).

Diego Barreto e Ari Lopes, com o trabalho DOCA E SÔNIA - CODINOMES LIBERDADE, publicado no jornal O SÃO GONÇALO (São Gonçalo - Rio de Janeiro).

Edgar Gonçalvez Junior e Equipe, com o trabalho NOVEMBRO DE 2008 - O MAIOR DESASTRE CLIMÁTICO DO BRASIL, publicado no JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau).

9 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL 1

Silvia Bessa, com o trabalho QUILOMBOLAS - OS DIREITOS NEGADOS DE UM POVO, publicado no jornal DIÁRIO DE PERNAMBUCO (Recife).

Fabiana Moraes e Schneider Carpeggiani, com o trabalho OS SERTÕES, publicado no JORNAL DO COMMERCIO (Recife).

Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Thiago Cafardo e Luiz Henrique Campos, com o trabalho AUTOESTIMA CEARENSE, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).

10 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL 2

Lúcio Vaz e Daniel Antunes, com o trabalho O SERTÃO QUE O PAC ESQUECEU, publicado no CORREIO BRAZILIENSE.

Carlos Etchichury e Daniel Marenco, com o trabalho NO CORREDOR DO INFERNO, publicado no jornal ZERO HORA.

Geraldo de Cesaro e Equipe, com o trabalho O FLAGELO DA CHUVA, publicado no jornal DIÁRIO CATARINENSE.

11 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL 3

Leonêncio Nossa, com o trabalho ARAGUAIA, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO.

Fernando Molica e equipe, com o trabalho PECADOS DA ARQUIDIOCESE, publicado no jornal O DIA.

Carla Rocha, Selma Schmidt, Vera Araújo e Fábio Vasconcellos, com o trabalho DEMOCRACIA NAS FAVELAS, publicado no jornal O GLOBO.

12- FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO

Sérgio Utsch, Fábio Eitelberg, Majô Godim, Eduardo Cruz, Rafael Quinalha e Lula Andrade, com o trabalho JEQUITINHONHA: INFÂNCIA À VENDA, transmitido pelo SBT.

Mônica Puga, Junior Alves, Alex Oliveira e Aline Grupillo, com o trabalho CONFRONTO NA LINHA VERMELHA, transmitido pelo SBT.

Giovani Grizotti, com o trabalho CONTRABANDO NO RIO PARANÁ, transmitido pela RBS / TV GLOBO.

13- MELHOR CONTRIBUIÇÃO À IMPRENSA

Além da indicação dos trabalhos finalistas, a Comissão de Seleção que julgou os trabalhos da mídia impressa concedeu o diploma de "Melhor Contribuição à Imprensa em 2009" aos sites "Museu Corrupção" e "Congresso em Foco".



O "Congresso em Foco" ganhou notoriedade em 2009 por revelar ao país o descontrole no uso de passagens aéreas por parlamentares, com centenas de voos ofertados a parentes e amigos, ou simplesmente comercializados num mercado paralelo ilegal. Com grande repercussão na imprensa, a série "A farra das passagens" levou a Câmara e o Senado a tornar mais rígidas as regras para o uso das passagens aéreas reduzindo em R$ 25 milhões, por ano, os gastos públicos com o benefício.



O "Museu da Corrupção" ou MuCo, na abreviação adotada por seus idealizadores, é uma iniciativa do Diário do Comércio, de São Paulo, que decidiram agrupar num site os casos mais importantes de corrupção noticiados pela imprensa desde 1964 até os dias de hoje. Segundo seus autores, pode traduzir-se como "um esforço para produzir um jornalismo participante e formativo, não apenas noticioso e espectador".



CENSURA



Ao final dos trabalhos de julgamento, a Comissão de Seleção discutiu e aprovou a seguinte declaração:



"A Comissão de Seleção dos trabalhos concorrentes ao Prêmio Esso de Jornalismo de 2009, vem manifestar o seu repúdio, protesto e preocupação com a censura judicial imposta ao jornal "O Estado de S. Paulo", por ter este noticiado a trajetória e os negócios do filho do ex-presidente da República e presidente do Senado, José Sarney. Não se trata de reivindicar imunidade nem de considerar a imprensa acima de lei, mas de apontar uma aplicação distorcida dos princípios legais para evitar que a divulgação de fatos em apuração pela Polícia Federal sejam tornados públicos.

Sob os mais diversos argumentos tal prática têm sido usada com frequência para manter privilégios e ocultar métodos pouco claros de gestão do bem público, muitas vezes confundido e tratado como se privado fosse. Tal pressão é ainda muito forte, principalmente, em pequenos jornais, muitas vezes submetidos a processos e sentenças indenizatórias que chegam a inviabilizar a sua existência."

NOMES E PRÊMIOS

A Comissão de Seleção do PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO 2009 foi constituída pelos seguintes jornalistas:



Adriana Santiago - DIÁRIO DO NORDESTE (Fortaleza-CE); André Balocco - JORNAL DO BRASIL (Rio de Janeiro-RJ); Álvaro Duarte - ESTADO DE MINAS (Belo Horizonte-MG); Ascânio Seleme - O GLOBO (Rio de Janeiro-RJ); Carlos Alexandre Souza - CORREIO BRAZILIENSE (Brasília-DF); Cláudio Thomas - DIÁRIO GAÚCHO (Porto Alegre-RS); Domingos Aquino - A NOTÍCIA (Joinville-SC); Elaine Gaglianone - O DIA (Rio de Janeiro-RJ); Erick Guimarães - O POVO (Fortaleza-CE); Fábio Gusmão - EXTRA (Rio de Janeiro-RJ); Francisco Camargo - GAZETA DO POVO (Curitiba-PR); Fritz Utzeri - Associação Brasileira de Imprensa (ABI); José Márcio Mendonça - Colunista; Laurindo Ferreira - JORNAL DO COMMERCIO (Recife-PE); Luiz Adolfo - RBS (Porto Alegre-RS); Luiz Henrique Fruet - Jornalista e escritor; Maria Cristina Fernandes - VALOR ECONÔMICO (São Paulo-SP); Marília Scalzo - Jornalista e diretora de arte; Mário Marinho - Jornalista; Marlene da Silva Lopes - A TARDE (Salvador-BA); Moisés Rabinovici - DIÁRIO DO COMÉRCIO (São Paulo-SP); Nelson Homem de Mello - CORREIO POPULAR (Campinas-SP); Nelson Lemos - NVL Comunicação (Rio de Janeiro-RJ); Paula Losada - DIÁRIO DE PERNAMBUCO (Recife-PE); Paulo Marcos de Mendonça Lima - Fotógrafo.

A Comissão de Pré-Seleção do PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO foi constituída pelos jornalistas e professores universitários Ana Gregati, Oscar Colombo e Viviane Medeiros.

A Comissão de Seleção do PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO foi constituída pelas jornalistas Ana Gregati, Carmem Petit, Christina Pinheiro, Fernanda Pedrosa e Olga Curado.

O Prêmio Esso de Jornalismo, em sua 54ª edição, destina este ano aos vencedores um total de R$ 109 mil, já deduzidos os impostos. Além do prêmio principal, que leva o nome do programa, fixado em R$ 30 mil, e do Prêmio de Telejornalismo, estabelecido em R$ 20 mil, serão distribuídos R$ 10 mil para as categorias de Reportagem e Fotografia, R$ 5 mil para cada uma das categorias de Criação Gráfica - Jornal, Criação Gráfica - Revista, Informação Econômica, Informação Científica/Tecnológica/Ecológica, Prêmio Esso Interior e Prêmio Esso de Primeira Página e R$ 3 mil para cada um dos três prêmios regionais.