segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dicionário de economês

Para mostrar que Jornalismo Econômico não é uma especialização fácil, o mesmo grupo de alunos preparou um pequeno dicionário que vai servir de aperitivo para aqueles que desejam seguir este caminho. Vocês vão ver que pra ser jornalista econômico não basta só entender muito de jornalismo...


Jornalismo Especializado – Jornalismo Econômico
Prof: Ayne Salviano

Francine Serrador 26114
Jean Fronho 25345
Ricardo Moreira 25438

Dicionário Básico de Economês
AÇÃO - Ação é um título mobiliário que corresponde ao direito de uma fração de uma empresa, representando uma parte do capital social dela. Quem possui ações detém uma parte da empresa, e por isso recebe parte proporcional dos lucros. As ações podem ou não ser negociadas em Bolsas de Valores, trata-se de um título negociável, que representa a menor parcela em que se divide o capital de uma sociedade anônima.
ALCA - Associação de Livre Comércio das Américas - É uma proposta de união comercial entre 34 países das Américas. Ela vem sendo negociada desde meados dos anos 90 e tem como prazo para o encerramento das negociações, para vigência a partir de 2006.
ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimento e Desenvolvimento - Entidade formada por várias instituições financeiras com sede no Rio de Janeiro.
Balança Comercial - Registra os valores FOB das exportações e o valor das importações. Se o valor das exportações superar os das importações, a balança comercial apresenta um superávit. Se acontecer o contrário teremos um déficit.
Banco Central do Brasil - O Banco Central do Brasil foi criado em 1964, para atuar como órgão executivo central do sistema financeiro nacional.
Bens Intermediários São aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o açúcar nas balas, os componentes na televisão, etc.
Bolsa de Valores - Instituição com ou sem fins lucrativos na qual se negociam títulos e ações. Estas negociações podem ser feitas à vista ou a termo (com prazo definido de vencimento). Os negócios de oferta de compra e venda devem serem feitos em pregões. Modernamente estes pregões são eletrônicos, mas ainda existem pregões a viva-voz (ao vivo), quando operadores fazem suas ofertas aos gritos para seus colegas, num local físico determinado, também chamado pregão.
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é a principal instituição financeira de fomento no Brasil. Criado na década de 50 tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico do país - estimulando, via financiamento, com taxas de juros e prazos de especiais, as atividades agrícola, industrial e de serviços.
Caderneta de poupança - Depósitos de poupança, em dinheiro, tratam-se de uma aplicação de renda fixa que paga juros de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial. Regra geral, oferece menor rendimento que outras aplicações de renda fixa. Mas é a aplicação mais procurada pelo pequeno investidor, porque costuma ter um menor limite mínimo de depósito. Também oferece algum nível de segurança.
Câmbio - Negociação de moeda estrangeira, através da compra, venda ou troca da moeda de um país pela de outro.
Capital - É a soma de todos os recursos, bens e valores, mobilizados para a constituição de uma empresa.
Capitalização - Ampliação do patrimônio via reinversão de resultados ou captação de recursos, pela emissão de ações.
Commodities - Termo em inglês que significa "mercadoria". Se referem a mercadoria em estado bruto ou produto primário com grande importância comercial, como por exemplo, café, milho, algodão, cobre, petróleo etc.
Demanda - Em economia é o desejo de consumo individual ou coletivo de bens e serviços, a determinado nível de preços.
Especulação - Negociação em mercado com o objetivo de ganho, em geral em curto prazo. Embora exista um senso comum diferente, especulação é uma atividade normal no mercado financeiro e em qualquer negócio.
Falência- Quando, através de ação judicial, uma empresa é declarada incapaz de saldar seus débitos nos prazos contratuais, ou mesmo se for beneficiada pelo adiamento dos prazos, caso da concordata. A falência pode ser pedida pelos representantes da própria empresa ou por um credor que tenha título de dívida vencida.
Imposto de Renda- Tributo cobrado das pessoas ou empresas sobre a renda obtida no exercício de suas atividades profissionais ou comerciais, ou ainda sobre os rendimentos resultantes de aplicações financeiras. No caso das pessoas, quanto maior a renda, maior a taxa de imposto a ser paga ao governo. Para as empresas, o porcentual do imposto depende do tipo da empresa e do regime no qual ela se enquadra. Aplicações financeiras têm alíquotas diferenciadas.
Indexação - É o processo de correção monetária de contratos expressos em moeda corrente, com base na variação de índices de inflação, com o objetivo de proteger o credor do contrato das perdas provocadas pela desvalorização sistemática da moeda (aumento generalizado de preços).
Inflação - Inflação é o nome que se dá ao processo de elevação do nível geral de preços, isto é, da média dos preços de uma economia, que provoca uma perda do poder aquisitivo da moeda. Inflação elevada é um forte sinal de instabilidade da economia.
Liquidez - No mercado financeiro, é a facilidade e rapidez com que se converte um investimento qualquer em moeda corrente, com a menor perda possível de rentabilidade. Quanto mais rápido um título ou bem pode ser vendido no mercado, com o menor nível de perda de rentabilidade, maior a sua liquidez.
Mercado de ações - Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.
Nasdaq- National Association of Security Dealers Automated Quotation System. Bolsa norte-americana em que são negociados papeis de empresas de Internet, informática e alta tecnologia. Opera no mercado de balcão, cujos títulos são negociados por meio do pregão eletrônico.
Operador de pregão - Representante de uma sociedade corretora, que executa ordens de compra e de venda de ações no pregão de uma bolsa de valores.
Paraísos Fiscais - Países que oferecem incentivos às operações financeiras, por meio de vantagens como o sigilo total e a cobrança de impostos baixos ou nulos. Como exemplo pode citar: Hong Kong, Bahamas, Ilhas Caymann, Luxemburgo, Suíça e Panamá.
PIB - Produto Interno Bruto É a medida do produto gerado na economia durante um determinado período de tempo. O cálculo é feito em unidades monetárias (Reais, Dólares etc) porque essa é a única forma de somar coisas tão distintas como bens (carros, toneladas de trigo, etc) e serviços (o produto gerado em escolas, bancos, barbeiros, hospitais, etc).
Rentabilidade - Ganho ou perda monetária ocorrida em um investimento, provocados pela variação de preço do título financeiro, ou pelo recebimento de uma renda derivada da posse do bem, como o recebimento de dividendos ou de aluguel. A rentabilidade costuma ser apresentada em valores percentuais.
TBF - Taxa Básica Financeira - Criada em 29/07/1995 pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Para o cálculo é utilizado uma amostra de 30 maiores Instituições Financeiras do país, a partir da remuneração mensal média dos CDBs e RDBs no prazo de 30 a 35 dias. É uma espécie de TR mas sem o redutor. Tem por finalidade remunerar um novo tipo de caderneta de poupança com prazo mínimo de 90 dias criado pelo Governo dentro de um processo de desindexação. É um índice diário, divulgado pelo Banco Central com a cotação em % no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário