domingo, 20 de março de 2011

No chão, já!

Semana feliz!
Aulas "pesadas", de muitos conceitos, com necessidade de inovação pra acordar quem trabalha o dia todo (e às vezes ainda viaja muitos quilômetros), e ainda tenta se manter firme nos cursos noturnos.
Com o apoio do Programa Ler para Crescer da Folha da Região, levei para a sala de aula, 20 exemplares de jornais para que os estudantes pudessem observar, na prática, onde são - ou não são - aplicados alguns conceitos da profissão.
Confesso que não foi difícil abordar os gêneros jornalísticos a partir de Luiz Beltrão e José Marques de Mello. A parte mais difícil da noite foi mesmo convencer a turma a trocar as carteiras pelo chão. Sim, porque as carteiras são pequenas, estreitas, impossível manusear o jornal como se deve em cima delas.
Entretanto, o modelo das carteiras enfileiradas com os alunos em cima é tão forte que quebrar esta rotina exigiu pelo menos uns três pedidos veementes para que eles trocassem os assentos pelo chão. Definitivamente, precisei "colocar legenda na foto".
Depois do primeiro espanto, muita descontração, riso e...trabalho. Ler, discutir, comparar, recortar, grifar, nomear...Valeu a pena, pelo menos pra mim.Em breve posto as fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário