quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fanzines, uma experiência deliciosa!

Reproduzo texto do aluno Rafael Rodrigues:

Alunos de Jornalismo da Unitoledo realizam fanzines

Alunos do 3º semestre de Jornalismo da Unitoledo, de Araçatuba, fizeram uma apresentação de trabalho ontem (31) com o tema “Fanzines”. Após a exposição teórica, os alunos partiram para a prática durante a aula de Técnicas de Redação – Jornalismo Informativo, dirigida pela professora Ayne Regina.
O intuito da aula era mostrar na prática como são feito os Fanzines.





Sobre Fanzines
Originado nos Estados Unidos, em 1929, os fanzines tiveram uma grande importância na Europa nos movimentos culturais no ano de 1968. O primeiro Fanzine foi o The Comet, criado por Roy Palmer para o Science Correspond Club.



O nome Fanzine foi criado por Russ Chauvenet e significa Fanatic Magazine (Revista Fanática). Ela é editada pelos fãs de algum tipo de assunto, podendo ser política, histórias em quadrinhos ,ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, cinema, jogos de computador, carros, moda, games, dentre outros.
São resultados de esforços de pessoas que queriam veicular produções artísticas ou algum tipo de informação, para serem reproduzidas e enviadas para outras pessoas, fora das produções culturais e comerciais.
Os fanzines são econômicos, uma vez que eles não necessitam de editoras e são feitos artesanalmente. As publicações tinham uma pequena tiragem e intenso tráfico.


No Brasil
Com significado de independência, o primeiro Fanzine brasileiro foi o O Cobra, "Órgão Interno da 1.ª Convenção Brasileira de Ficção Científica" realizada entre 12 e 18 de Setembro de 1965 realizada em São Paulo, o primeiro a tratar sobre histórias em quadrinhos foi Ficção (Boletim do Intercâmbio Ciência-Ficção Alex Raymond), criado por Edson Rontani em 12 de Outubro de 1965 em Piracicaba, São Paulo, o Fanzine trazia textos informativos e uma interessante relação de publicações brasileiras de quadrinhos desde 1905.
Ocorre no Brasil, todos os anos, duas grandes convenções de fanzines:
"Fanzinecon" e "Fanzine expo",as duas são parte integrantes de eventos de anime/mangá.
"Fanzinecon" acontece dentro do evento "Animecon" e a "Fanzine expo" acontece dentro da "Anime Dreams" e "Anime Friends".

Nenhum comentário:

Postar um comentário