quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lançamento de livro


AS TEORIAS DA CIBERCULTURA
Perspectivas, questões e autores
de Francisco Rüdiger

A cibercultura avança a passos rápidos e largos no sentido de se tornar a matriz prática e espiritual em que se articulam as forças formadoras da consciência e do modo de vida do homem contemporâneo.

O presente volume é a primeira síntese, ao menos em língua portuguesa, das principais reflexões teóricas que vêm procurando sistematizar o fenômeno de forma mais abrangente, com vistas a fornecer ao interessado pontos de vista orientadores para seu conhecimento e avaliação.

Valendo-se de ampla pesquisa, o autor apresenta um painel claro e objetivo das diversas teorias da cibercultura, sem deixar de relatar suas ligações originárias deste campo com a trajetória da filosofia social da técnica e de comentar criticamente as proposições que as têm marcado em seu respectivo contexto de desenvolvimento.


Francisco Rüdiger é doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e autor de várias obras acadêmicas, como Cibercultura e Pós-humanismo (PUCRS, 2008), Martin Heidegger e a questão da técnica (Sulina, 2006), As teorias da comunicação (Artmed/Penso, 2010) e Theodor Adorno e a crítica à indústria cultural (PUCRS, 2004). Leciona nos departamentos de filosofia e comunicação da Universidade Federal e no Programa de Pós-graduação em comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário