sexta-feira, 6 de maio de 2011

Palestra de Roberto Cabrini
Por Barbara Franchesca Nascimento
Publicada em 04 de Maio de 2011




Um grupo de 16 alunos do 1º, 3º e 5º semestres do curso de Jornalismo do UniToledo participaram na última sexta-feira (29) do 7º Encontro de Jornalistas do Mato Grosso do Sul realizado em Três Lagoas. A viagem foi acompanhada ainda pelas professoras Ágatha Urzedo e Ayne Gonçalves Salviano.

Na ocasião do evento, os alunos assistiram à palestra do jornalista do SBT Roberto Cabrini que abordou o tema “Jornalismo Investigativo”. Idealizador do programa “Conexão Repórter”, Cabrini falou aos estudantes sobre as matérias realizadas, o perfil do repórter investigativo, como lidar com a sensibilidade e a necessidade de precisão da informação diante de acontecimentos de alta tensão e risco como assassinatos e guerras, além de interagir com os participantes aos esclarecer suas dúvidas sobre a profissão.

“O Jornalismo é o exercício da verdade. É se perguntar todos os dias o que você fez como profissional para melhorar a vida das pessoas e jamais se autocensurar, é preciso humildade e capacidade para questionar sempre”, afirmou Cabrini.

O aluno do1º semestre João Augusto Lima Rodrigues, de 18 anos, destaca que a palestra o ajudou a entender a sua vocação para o jornalismo, compreendendo que o reconhecimento da profissão vem por meio das matérias produzidas pelo jornalista e que levam as pessoas a acompanhar o profissional e o assunto.

Já o aluno do 3º semestre Clayton Valentim, 38, diz que a convicção do palestrante diante das matérias que produziu durante sua carreira foi o que mais o marcou. “Foi uma possibilidade de interagir com o Cabrini e conhecer não somente o jornalista, mas também a sensibilidade dele diante de cada fato. Foi possível entender a ligação entre o humano e o profissional”, conclui.

O 7º Encontro de Jornalistas é um evento organizado anualmente pelo portal jornalístico Perfil News em parceria com a imprensa local, reunindo autoridades, vereadores, acadêmicos, empresários, professores, profissionais de outras áreas, jornalistas e a comunidade em geral. A viagem foi organizada pelos alunos juntamente com o Diretório Acadêmico “Afonso Toledo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário