terça-feira, 19 de julho de 2011

Apoio importante

Desde 2010 coordeno o Programa Ler para Crescer do jornal Folha da Região de Araçatuba. Trata-se de um projeto educomunicativo que visa despertar o gosto pela leitura por meio dos jornais.
Todo o trabalho baseia-se no Projeto Jornal e Educação da ANJ - Associação Nacional dos Jornais. Lá, as ações são coordenadas pela jornalista Cristiane Parente, alguém muito obstinada que acredita no que faz (e nos espalha esta energia positiva também).
Em todo o país, somos muitos jornalistas acreditando na união da educação com a comunicação. Juntos, estamos nos aperfeiçoando a cada dia. Uma destas iniciativas é um curso de educação a distância sobre ferramentas da web 2.0, especialmento os edublogs (curso da Educarede/Fundação Telefônica).
Nossa tutora é Marli Fiorentin, e é dela o post que compartilhamos abaixo. Ficamos muito gratos por suas palavras e pela compreensão profunda que teve do trabalho de cada coordenador.




Por Marli Fiorentin

Sou tutora do curso de Blog como recurso didático no Portal Educarede e, nessa segunda edição 2011, tenho como cursistas vários jornalistas que coordenam projetos ligados ao jornal e à educação, Iniciativa da ANJ (Associação Nacional de Jornais) . Estou tendo a oportunidade de conhecer o programa Jornal e Educação que visa incentivar a leitura e cidadania, através de atividades com jornal.

Os jornalistas educomunicadores que atuam no programa interagem com professores dando formações e oferecendo subsídios . O programa abrange todas as regiões do país e é coordenado por Cristiane Parente , que nessa entrevista fala sobre a importância da Literatura, também presente nos jornais.

A leitura de jornais precisa ser incentivada, pois isso amplia o olhar para o mundo, fortificando o senso crítico e a consciência cidadã. Já pararam para pensar a diversidade de gêneros textuais que encontramos nessa mídia?

Amei o trabalho e estou divulgando para que mais profissionais da educação tomem conhecimento e possam aderir ao programa. Só para exemplificar, aí vão alguns endereços: Jornal e Educação(blog), Gazeta na Sala de Aula , Vamos Ler-Jornal da Manhã , Correio Escola ,O Povo na Educação entre muitos outros onde pode-se encontrar um farto material que inclui também sugestões de atividades com jornal.. Confira aqui os jornais que participam, por região.

Algumas páginas de iniciativas do Programa Jornal e Educação no Facebook:Jornal e Educação,

Projeto Vamos Ler,

Lendo E Relendo,

O Diário Na Escola,

Jornal Escola,

Ler Para Crescer,

O Povo Na Educação

Parabéns para os envolvidos nessa iniciativa fantástica! Vale a pena conferir e participar!


Fontes:
Blogosfera Marli
http://programajornaleeducacao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário