segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Curso, curso

Assessor de Comunicação: como melhorar o relacionamento com as redações das diversas mídias

é a Oficina programada pelo Departamento de Formação do Sindicato. A Oficina será no sábado, 03 de setembro, das 9h00 às 12h00 e o jornalista Rivaldo Chinem será o instrutor.


A Oficina mostrará como o assessor de comunicação deve se relacionar com o colega que está do "outro lado do balcão", ou seja, que escreve em jornal, rádio, TV, novas mídias digitais e revistas. O participante vai ver como funcionam as redações, como falar com o colega, que horário é o mais adequado, como trocar mensagens eletrônicas, o que dizer, quando é oportuno e o que falar.

O valor para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo (com as mensalidades em dia) é de R$ 30,00 e para os não sindicalizados, R$ 60,00. Os interessados poderão se pré-inscrever no site do Sindicato (www.jornalistasp.org.br) e têm até o dia 31 de agosto para efetuar o pagamento.

A atividade será no Espaço Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque, sede do Sindicato, no horário das 9h00 às 12h00.

Outras informações no Departamento de Formação, tel. (11) 3217 6299 ramal 6233, das 9h00 às 18h00, com Marlene ou Fábio ou pelo e-mail: cursos@sjsp.org.br

Sobre o instrutor Rivaldo Chinem:
Jornalista formado pela Faculdade de Santos em 1974. Trabalhou na reportagem da Folha de S. Paulo, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo, colaborou na imprensa alternativa (Opinião, Movimento, Versus e Repórter) ; editou o jornalismo da TV Gazeta, da rádio Tupi, apresentou o programa “Imprensa e Comunicação em Debate” na rádio Bandeirantes.

Está no Portal Megabrasil (www.megabrasil.com.br) com a coluna “O dia-a-dia das assessorias de comunicação”.

Foi colunista da Agência Estado com “Leitura do empresário” e, na Internet, do site Topnegócios, do Portal Terra, com “Marketing Empresarial”.

Escreveu os livros: “Terror Policial” com Tim Lopes (Global), “Sentença – Padres e Posseiros do Araguaia”, (Paz e Terra), “Imprensa Alternativa – Jornalismo de Oposição e Inovação” (Ática), “Marketing e Divulgação da Pequena Empresa” (Senac) na 5ª. edição, “Assessoria de Imprensa – como fazer” (Summus) na 3ª. edição, “Jornalismo de Guerrilha – a imprensa alternativa brasileira da censura à Internet” editora Disal, “Comunicação empresarial – teoria e o dia-a-dia das Assessorias de Comunicação” , editora Horizonte, "Introdução à comunicação empresarial", editora Saraiva e "Comunicação Corporativa", editora Escala com prefácio de Heródoto Barbeiro.

Prestou assessoria de comunicação para empresários, políticos em São Paulo e em Brasília, associações de classe, governo, multinacional e embaixada. Deu cursos de comunicação no Sebrae, ADVB e USP, sobre como se relacionar melhor com a mídia na Aberje e sobre assessoria de imprensa na pós-graduação Cogeae/PUC e Metodista/Piracicaba.

* Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário