segunda-feira, 15 de agosto de 2011

E por falar em jornalismo opinativo...

Do Mídia Mundo: http://www.midiamundo.com/

Quando um jornal decide colocar seu editorial na capa, significa que naquele dia a opinião a ser divulgada é de extrema importância. Afinal, está na página principal, no cartão de visitas do jornal.
Para as colunas vale a mesma regra. Não é o caso de O Estado do Maranhão (São Luís, MA) ou de A Tarde (Salvador, BA).

Aos domingos os dois jornais publicam colunas sem qualquer importância para o leitor. No OEM, é a Coluna do Sarney, um espaço absurdo para que o ex-presidente (e acionista do jornal) fale de seus feitos quando esteve no Planalto, das "maravilhas" de sua filha governadora e ainda para dar puxões de orelha nos seus inimigos políticos, como o prefeito de São Luís, João Castelo.

Já em AT o espaço é para a opinião de um dos sócios do jornal, Renato Simões, que escreve diretamente do Rio de Janeiro, onde vive. Os assuntos são tão estranhos e desconectados do dia a dia dos baianos, que há quem diga que a coluna serve para provocar boas risadas no fim de semana.

De qualquer forma O Estado do Maranhão e A Tarde poderiam pensar um pouco mais no leitor. Editorial na capa existe para quando o assunto assim merecer.
Ou vira paisagem, sem qualquer relevância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário