terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como os blogs aproximam o leitor da informação e do jornalista?

Texto indicado por Marina Migliorucci, disponível em: http://novoemfolha.folha.blog.uol..com.br/arch2011-09-04_2011-09-10.html#2011_09-07_21_24_23-119348444-0.



"O jornalista geralmente não tem tempo e nem meios de interagir com o leitor de suas matérias o tempo inteiro. É até saudável ler a parte de comentários da matéria publicada na versão online dos veículos, para ver inclusive se surge alguma sugestão de pauta dali, mas, na maior parte do tempo, essa parte de comentários reúne anônimos raivosos que nem são os leitores fixos daquele jornal. Assim, na prática, o que temos é um jornalista fazendo seu trabalho de apuração de um lado e um leitor que raramente se manifesta sobre aquela matéria, a menos que instigado pelas seções de cartas dos jornais e pelos ombudsman, quando existem no veículo. Interação nula.


No blog a lógica é completamente reversa. O blog é, por excelência, um espaço de interação com o leitor. No blog, o jornalista pode contar o making of de suas matérias, fazer análises, emitir opiniões, acrescentar informação, e ele está falando para leitores bem específicos que querem interagir com ele. A caixa de comentários geralmente permite réplica do jornalista que, se tiver tempo para isso e for um bom blogueiro, vai saber usá-la bem. Muuuitas vezes os comentários são aproveitados pelo jornalista como sugestão de post, gerando novas interações. Por tudo isso, o blog aproxima os leitores dos jornalistas que produzem informações e enriquece/complementa as informações que saem publicadas nos jornais."

Vocês concordam? Qual blog de jornalistas vocês acham que cumpre bem esse papel (não vale o NEF ) O que falta para melhorar a forma como jornalistas e jornais usam a blogosfera?



Nenhum comentário:

Postar um comentário