sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Inscrições abertas para curso de EaD de JORNALISMO CULTURAL


Estão abertas as inscrições para nova turma do curso à distância de Jornalismo Cultural, uma iniciativa do jornalista Fabio Gomes, editor dos blogs Jornalismo Cultural e Noel Rosa Sempre (http://noelrosa100.blogspot.com/). O curso, por ser desenvolvido especialmente para a internet, permite que jornalistas, estudantes de Jornalismo, e outras pessoas que escrevam sobre temas culturais na imprensa e na web possam se aprofundar, em qualquer ponto do território brasileiro, sobre este ramo do Jornalismo, pouco presente nos currículos dos cursos de Comunicação do país.

No programa, constam temas como conceitos de Cultura e Jornalismo Cultural, História do Jornalismo Cultural no Brasil e no mundo, construção do texto em Jornalismo Cultural, além de formação e mercado de trabalho na área. A apostila do curso traz ainda textos escritos por Fabio Gomes para o blog Jornalismo Cultural e o site Brasileirinho (http://brasileirinho.mus.br/) e para o jornal O Liberal, de Belém (PA).
Natural do Rio Grande do Sul, Fabio Gomes mora em Belém desde o ano passado. A mudança se deu em razão da grande repercussão de outro blog seu, o Som do Norte (www.somdonorte.com.br), criado em 2009 quando o jornalista ainda morava em Porto Alegre. "Com dez meses de blog no ar, vi que não havia mais como escrever sobre a cena do Norte permanecendo no Sul. Penso que minha trajetória serve para demonstrar que é possível construir uma carreira fora dos grandes centros e basicamente alicerçada na internet", analisa Fabio.
As inscrições podem ser feitas através do blog Jornalismo Cultural, no endereço www.jornalismocultural.com.br. Os interessados que efetivarem sua inscrição até o sábado, 3 de setembro, iniciam o curso na segunda, dia 5. Já está confirmada uma segunda turma, ainda este mês, com início no dia 19, para quem se inscrever após o dia 5. Devido à procura, é possível que sejam abertas inscrições para nova turma já em outubro.
O Curso à distância é uma adaptação para a internet do Curso de Jornalismo Cultural, que Fabio Gomes elaborou em 2005 a convite da Fundação Getúlio Vargas e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Desde então, a versão presencial do curso já foi realizada nos SESCs de Santa Catarina e do Acre e no Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano do Rio Grande do Sul, além de dar origem, em 2010, ao Workshop de Jornalismo Cultural 2.0, que já conta com sete edições em menos de um ano, nos estados do Pará, Amapá e Roraima.
Outras informações e o formulário para inscrição estão disponíveis em http://vamosfalar-jornalismocultural.blogspot.com/2011/08/curso-distancia-de-jornalismo-cultural.html

* Por Assessoria de Imprensa

2 comentários:

  1. Fiquei muito interessado no curso. Procurei informação sobre o quantum a desenbolsar por ele e nao encontrei.
    Poderia ajudar-me?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hamilton. O valor da inscrição é de R$ 100,00 reais, pagos em depósito. Mais informações estão em: http://vamosfalar-jornalismocultural.blogspot.com/2011/08/curso-distancia-de-jornalismo-cultural.html
    Ainda dá tempo pra começar.

    ResponderExcluir