terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sala Aberta - Muito a aprender

Este mês, o Ler para Crescer será objeto de estudo em um evento científico para centenas de pessoas que será realizado pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. No Enpex (Encontro de Pesquisa e Extensão), a jornalista e pós-graduanda Natali Garcelan abordará as possibilidades da educomunicação com o uso de jornais nas salas de aula. Seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Docência foi orientado por mim depois que essa profissional se encantou com a novidade que vem revolucionando as salas de aula do mundo e já se transformou em curso específico na USP (Universidade de São Paulo).




InfantilNo mesmo evento, eu apresentarei as possibilidades de utilização no jornal no processo de alfabetização. A proposta está baseada no trabalho que desenvolvemos com as educadoras do ensino infantil desde o ano passado. Com a capacidade e criatividade dessas profissionais, as páginas do jornal deixaram de ser apenas material para produção de brinquedos e artesanato, e se transformaram em conhecimento vivo, colorido, inesquecível.

Encontros
Essas experiências, aliás, têm sido motivadoras. Atualmente, o curso de formação continuada para professores do fundamental e médio acontece às quartas-feiras na Diretoria de Ensino. São minhas tardes favoritas, onde vivenciamos as experiências de ensinar e aprender. Nas próximas semanas trabalharemos os conceitos e práticas da hemeroteca e do fanzine, duas oportunidades de incentivar a leitura e a escrita de estudantes de todas as idades.

Nossa Vez!
Enquanto escrevo, continuam chegando os trabalhos para o concurso de desenho, recorte e/ou colagem em comemoração ao primeiro ano do suplemento infantojuvenil da Folha. Após o término das inscrições, os desenhos serão disponibilizados na internet para votação do público até meados de novembro, quando será divulgado o resultado. Os três desenhos mais votados darão livros para os seus autores e se transformarão em cartões postais para uso em ocasiões especiais. Participem da votação!

Ayne Regina Gonçalves Salviano, jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. ayne.salviano@folhadaregiao.com.br. Publicada em 01 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário