terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sala Aberta - O que te move?

Dia de Nossa Senhora, da Criança e da Leitura. São três os motivos para celebrar amanhã. E é incrível como os três homenageados têm algo em comum. Se lembrarmos da campanha do Instituto Ecofuturo, de que a leitura é algo que vem de berço, a figura da mãe é parte essencial neste processo na busca do sucesso das crianças. 12 de outubro deve ser entendida, então, como a data da esperança da construção de um mundo melhor pela leitura, que traz conhecimento e cidadania. Vamos comemorar!


AO MESTRE, COM CARINHO
No sábado, dia 15, é a vez de dar parabéns aos professores. Parabéns?

VIOLENTADOS
Na semana passada, escrevi neste espaço sobre educadores que vêm sendo cada vez mais agredidos pelos alunos, pais e pela sociedade, com os governos (municipal, estadual e federal) incluídos. Casos assustadores noticiados periodicamente pelos veículos de comunicação do País.

DESAFIO
Esta semana, minha ideia era outra. Usaria a coluna para dar voz aos educadores, especialmente os que estão comigo todas as quartas-feiras na Diretoria de Ensino no curso de formação continuada do Ler para Crescer. Fiz a elas a pergunta reproduzida no título acima tentando descobrir o que faz os educadores suportarem insultos, brigas, surras e tiros, e continuarem nas salas de aula. O combinado era que elas enviariam as respostas por e-mail e eu as reproduziria aqui, com todos os créditos. Mas não obtive resposta. Acredito que essas educadoras ainda estão tentando se responder porque permanecessem na Educação. Sinal vermelho de alerta para toda a sociedade.

RESULTADO
O Ler para Crescer divulgará nessa página, na semana que vem, dia 18, o resultado final do concurso “Meu Mundo Melhor”, promovido pela Folha da Região. O resultado superou as expectativas. Foram 11 escolas inscritas e 20 projetos, todos encaminhados para a comissão julgadora formada por representantes das empresas parceiras do programa.

CONCURSO
Atenção professores: Ainda dá tempo de participar do concurso do suplemento infantojuvenil “Nossa Vez!”. Veja o regulamento em: http://lerparacrescer.folhadaregiao.com.br/2011/10/sabia-mais-informacao-sobre-o-novo.html

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. É mestre em Comunicação e Semiótica, especialista em metodologia didática e atua na rede particular de ensino de Araçatuba no ensino médio, graduação, pós-graduação e educação à distância. Coordena o Programa Ler para Crescer da Folha da Região. ayne.salviano@folhadaregiao.com.br. Publicada em 11 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário