segunda-feira, 25 de abril de 2011

Direitos Humanos, palestra com Caio Túlio Costa

Direitos humanos
Por Da Redação - agenusp@usp.br
Publicado em 20/abril/2011 | Editoria : Cursos e palestras | Imprimir | Do USP Online

Acontece no dia 28 a palestra Direitos Humanos, Liberdade de Imprensa e Liberdade de Expressão no Brasil, a ser ministrada por Caio Túlio Costa, jornalista e professor da Faculdade Casper Líbero e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Promovida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, a palestra ocorre às 13 horas, no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA). O evento é gratuito e aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia. A ECA está localizada na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo

Palestra no Unitoledo

Museólogo espanhol realiza ciclo de palestras nesta quarta e sexta-feira

Por Barbara Franchesca Nascimento
Assessoria de Imprensa

Com os temas “Arte e arquitetura romana: o Museu de Mérida” e “A Mérida Romana” o museólogo espanhol Ângel Teixeira Brasero ministra um ciclo de palestras sobre a Roma Antiga nesta quarta (27) e sexta-feira (29), respectivamente, no UniToledo. Aberto ao público, o evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

As duas palestras ocorrerão a partir das 19h30 no auditório Damásio Evangelista de Jesus, localizado no prédio 1 da instituição. Além de interessados pelo tema, as palestras contemplarão os alunos dos cursos de História, Arquitetura, Design de Interiores e Design de Moda do UniToledo.

Fundada em 25 a.C. na Espanha, Mérida foi durante a ocupação romana uma das mais importantes cidades da Península Ibérica. Possui vários testemunhos desse passado, tais como teatro e anfiteatro romanos, entre outros.

Por possuir o patrimônio histórico melhor preservado de toda a Europa, a coordenadora do curso de história, Ângela Liberatti, explica que a palestra sobre Mérida mostrará aos participantes como é possível manter conservada por tanto tempo a identidade histórica de uma civilização extinta e a importância disso no desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades subsequentes.

Nascido em Mérida, em 1931, Brasero é um empresário da construção civil. Atualmente ocupa os cargos de presidente do Centro de Iniciativas Turísticas de Mérida, da Associação de Amigo do Museu Nacional de Arte Romana, além de ser membro do conselho diretivo da Federação Nacional Espanhola. É ainda presidente fundador da Associação de Amigos dos Caminhos de Santiago e presidente de honra do Liceo de Mérida.