quarta-feira, 27 de julho de 2011

Arte, informação, comunicação!

Jornalistas, sensibilizem-se! Informem-se!

Jornalismo 'de esgoto'

O jornalista Luís Nassif, em sua coluna semanal em jornais do país, trata esta semana do que ele chamou de 'jornalismo de esgoto'. Leiam com atenção e comentem. O que pensam sobre isso?

Luís Nassif

Um dos pontos centrais das políticas de direitos humanos é o chamado direito à privacidade. Desde que não afete a vida de terceiros nem desrespeite as leis, toda pessoa tem o direito à sua privacidade. O caso Murdoch expôs uma das características mais repelentes do jornalismo-espetáculo e do jornalismo "partido político": a exposição da vida de pessoas, os ataques pessoais, os chamados assassinatos de reputação como ferramentas não apenas para aumento de audiência, mas como arma política.

No mundo globalizado, a importância do jornalismo local e regional

É verdade, sou suspeita na defesa do jornalismo local e regional.
Minha dissertação de mestrado na PUC-SP pesquisou especialmente o civic journalism em jornais do interior.
O civic journalism é uma nova maneira de pensar/fazer jornalismo que nasceu nos Estados Unidos e está proliferando pelo mundo.
A base é valorizar o jornalismo local/regional para ajudar as comunidades a resolverem os seus problemas.
Essa ideia encontra aliado neste texto do jornalista Wilson Marini publicado na coluna Contexto Paulista de hoje da Associação Paulista de Jornais.
Leiam com atenção:

A mídia internacional ainda explora a repercussão sobre a morte da cantora Amy Winehouse e entra em detalhes sobre a tragédia do massacre na Noruega. Ambos os fatos são transformados em destaques globais, comentados em toda parte na velocidade da internet.


A cantora Amy

Enquanto isso, as comunidades regionais vivem em silêncio as mudanças globais sem que os seus fatos ganhem as capas de revistas ou sejam manchetes nos jornais de prestígio mundial. Mas são essas notícias locais ou regionais que verdadeiramente interessam a elas, porque apontam causas, efeitos e tendências da esquina de cada um.