terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um breve histórico da nossa conecto dependência

Lição de Caco Barcellos no conversa Afiada

* Colaboração de Yoham Werneck

O incomparável repórter Caco Barcellos, da Globo, participou do Seminário “Poder Judiciário e Imprensa”, promovido pela Escola de Magistratura da Justiça Federal da Terceira Região.

Caco deu uma aula magna.

O mundo melhor

Ayne Salviano
Os valores éticos e morais que norteiam uma sociedade não surgem de uma hora para outra como um trovão no céu. Ao contrário, são construídos todos os dias na convivência humana e dentro das famílias, ambientes de trabalho, nas escolas e nos mais diversos movimentos sociais. Conhecê-los, compreendê-los e praticá-los é uma questão de sobrevivência para a coletividade.


CONCURSO

Pensando em tudo isso, o Programa Ler para Crescer da Folha da Região estará com inscrições abertas, até o dia 23 de setembro, para o concurso "Meu Mundo Melhor" destinado às escolas públicas e particulares da cidade de Araçatuba. O objetivo é descobrir e valorizar os projetos educacionais realizados entre janeiro de 2010 e julho deste ano que trouxeram melhorias para um grupo social, seja ele uma classe na escola ou um bairro inteiro.

EXEMPLOS

Espaços para leitura em locais diferenciados, ações sustentáveis, iniciativas na área da música, teatro ou outras artes que tenham promovido a consciência crítica de crianças, jovens e adultos, tudo é válido.
SUCESSO

O que nós do Ler para Crescer queremos é divulgar ações positivas que grande parte da população desconhece e, por este motivo, infelizmente não valoriza.

O QUE FAZER?

Os trabalhos devem ser enviados pelos Correios ou entregues diretamente na sede da Folha. A inscrição é gratuita. Cada escola pode participar com quantos projetos desejar. Eles serão encaminhados para uma comissão julgadora que premiará três projetos, sendo um de cada escola.

Os prêmios são uma máquina fotográfica digital (1º lugar), um aparelho DVD (2º) e um micro system (3º). Os primeiros projetos já começaram a chegar. Estamos esperando o seu!

Ayne Gonçalves Salviano é jornalista e professora no ensino médio, graduação e pós. Mestre em Comunicação e Semiótica. Coordena o Programa Ler para Crescer da Folha da Região desde 2010. (Colaborou Ariadne Bognar).

Comunicar para inovar na comunidade

Muitas Organizações Não-Governamentais (ONGs), instituições de ensino formal, informal e não-formal, e pessoas confiantes de que o saber proporcionado pela ação da comunicação em comunidades pode transformar realidades já trabalham em parceria com jovens, ouvindo, auxiliando, e orientando essa parcela grande da população sobre seus anseios e como eles percebem seu papel, e até mesmo sua existência no espaço.

Em pauta o controle da imprensa

Por Rosa Costa, da Agência Estado

Senador Jarbas Vasconcelos
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) criticou ontem, na tribuna do Senado, a iniciativa aprovada pelo 4º Congresso Nacional do PT de ressuscitar o marco regulatório da mídia. Para ele, “é o nome pomposo para um verdadeiro tribunal da inquisição da comunicação que os petistas querem implantar no Brasil”. Jarbas falou para um plenário que tinha um quórum de apenas cinco senadores, antecipando o recesso branco na Casa, na semana do feriado de 7 de setembro.

O senador disse que “toda vez que algum malfeito petista aparece nas páginas dos jornais e das revistas” a cúpula do PT se apressa em defender a regulamentação da mídia. O senador fazia referência a uma reportagem da revista Veja que mostra ex-ministro da Casa Civil José Dirceu recebendo atuais ministros e parlamentares em um quarto de hotel em Brasília. “O ex-ministro ficou indignado e acusou a revista de espionagem. O fato é que José Dirceu prefere agir — com sempre fez — nas sombras, incógnito, disfarçado, quase um personagem de filmes de espionagem ou de gângsteres, e agora exercendo o papel bem remunerado de consultor-geral da República”, afirmou.

Artigo: é preciso convencer com raciocínio lógico

Nas aulas de técnicas de redação no Jornalismo Opinativo, estamos começando a estudar os artigos. Lição No. 1 - é texto opinativo, de raciocínio lógico, escrito por alguém que entende do assunto. A principal característica é opinar, argumentar e convencer - que o raciocínio faz sentido.
Leia o texto abaixo, publicado na Folha da Região de hoje (06/09) e responda: Está convencido? A tese e os argumentos fazem sentido? Como contra-argumentar?

A imprensa vista pelo PT

A charge do artista Nicolielo publicada hoje na Folha da Região é daquelas que, além de nos contextualizar, nos faz pensar. Quem tiver senso crítico que se manifeste:

Dia Internacional da Alfabetização

Minha homenagem a todos os coordenadores de Programas Jornal e Educação, profissionais que trabalham com mídia e educação, educomunicadores e os comunicadores sociais. Nosso trabalho é especial, gratificante, emocionante.

O mundo enlouqueceu

Glória Kalil foi a entrevistada do programa Café Filosófico da TV Cultura, transmitido neste domingo (dia
Gloria Kalil
4). Especialista em moda e comportamento, ela foi brilhante em suas colocações, mas em uma resposta, em especial, ela se sobressaiu. Perguntada por uma pessoa da plateia em como proceder com etiqueta para pedir que pessoas que atrapalham ambientes - como conversar no cinema - possam se comportar, Glória Kalil não se conteve: "O mundo enlouqueceu!".
Segundo ela, todos devemos exigir os nossos direitos, mas devemos fazer isso por meio de mediadores, nunca no enfrentamento porque as pessoas 'simplesmente enlouqueceram'. "Você nunca sabe qual será a reação das pessoas, não dá pra se arriscar". Sábio conselho...
Isso também serve na nossa profissão.
Aja com clareza de intenções, seja honesto com suas fontes na hora da apuração. Não dispense nosso Código de Ética em nenhuma circunstâncias. Se fez tudo isso e está sendo 'aborrecido' por gente que gostaria que jornalistas fossem secretários e só escrevessem em vez de apurar, narrar, desvendar etc., então descanse em paz.